Cronograma perfeito para o dia do casamento

Cronograma perfeito para o dia do casamento

Quero falar neste post sobre a importância de um bom planejamento para o dia do casamento. Em primeiro lugar, o seu conforto e oportunidade de evitar estresse depende de planejamento. E em segundo - a qualidade das fotos. 

(todas as fotos neste post são meus trabalhos. Pode ver meu portfolio aqui.)

 


Você provavelmente já ouviu que as fotos ficam mais bonitas na hora do pôr do sol, e ao meio dia é ruim para tirar fotos externas. Se você ainda não ouviu, então fica a dica! Não há muitos segredos, mas é uma pena quando eles são esquecidos. Para evitar erros desagradáveis ​​no casamento, escrevi esta nota.

 

Na minha experiencia com fotografia de casamento, eu ja tive situações em que estava com o casal em um lindo lugar e nós não tivemos tempo para fazer nem duas fotos. 
 


Então, vamos para algumas regras primordiais!

A coisa mais importante no casamento é a união das duas famílias, a oportunidade de se conhecer melhor e celebrar um evento com muita alegria. Claro, é muito difícil de se aproveitar o momento quando tudo ocorre com pressa para se iniciar a cerimônia. Com isto, seguir um bom cronograma é importante.

 

Esse cronograma é baseado em dois objetivos: 1- conforto para os noivos e os convidados. 2- qualidade de luz durante a cerimonia e o ensaio dos noivos (na hora do pôr do sol a luz é melhor do que ao meio dia). No esse cronograma, o pôr do sol é as 17:20 h.

Detalhes

Cada detalhe enfatiza o seu senso de gosto e o seu estilo e o conjunto de detalhes cria a historia do dia do casamento registrada em imagens.

O tempo necessário para fotografar - 30 minutos.

 

É importante que, no final destes 30 minutos, o make da noiva já esteja pronto para poder continuar a fotografar a próxima etapa.

Dia da noiva

É o momento ideal para tomar espumante com as madrinhas, pular na cama, fazer o ensaio boudoir da noiva ou qualquer outra ideia que voce estava sonhando.

O tempo necessário para fotografar - 60 minutos.

Retratos da noiva

Retratos da linda noiva com sua make pronta e cabelos arrumados, com a luz natural entrando no quarto é uma parte muito importante da historia do dia do casamento!

Cada noiva não é uma modelo profissional, por isso melhor reservar bastante tempo para o fotografo e a noiva poderem buscar as mais bonitas poses e ângulos. 

O tempo necessário para fotografar - 60 minutos.

Retratos do noivo

Eu super entendo que os retratos do noivo é melhor realizar o mais rápido possível :-)

O tempo necessário para fotografar - 15 minutos.

Pausa para descansar e respirar

Antes de cerimonia toda noiva está nervosa e ansiosa. Essa pausa é uma boa oportunidade para respirar e se preparar para dia longo. E para o fotografo preparar o equipamento para ceremônia e fotografar a decoração no lugar da ceremônia.

O tempo necessário - 30 minutos.

P.S. no caso de você estar se atrasando, estes 30 minutos irão ajudar a evitar o estresse e a pressa.

Cerimônia

Normalmente, a duração da ceremônia é de aproximadamente 30 minutos. E o melhor horário para comecar é 1.5 hora antes do pôr do sol, quando a luz está mais suave para as fotos e não está muito quente para os noivos e os convidados (especialmente para os idosos).

O tempo necessário para fotografar - 30 minutos.

Retratos da familía

O tempo ideal para retratos com a família é depois da cerimônia, quando todos estão juntos e emocionados.

O tempo necessário para fotografar - 20 minutos.

Retratos dos noivos

Para o ensaio dos noivos ficar bem romântico é necessário ter a melhor luz - antes ou durante de pôr do sol. Depois de um momento tão emocionante como é a cerimonia, o casal já esta mais relaxado e as fotos ficarão mais espontâneas e natural. Eu recomendo não deixar passar esta parte e eternizar seu amor, beleza e emoções deste dia tão especial e fazer o ensaio de casal ao ar livre no campo ou praia (depende do local de casamento).

O tempo necessário para fotografar - 20-30 minutos.

Convidados e as fotos dos convidados.

Algumas pessoas me perguntam o que fazer com os convidados neste 30 minutos durante de ensaio dos noivos? Idealmente é organizar um coquetel e petiscos para os convidados e talvez fazerem fotos com o segundo fotografo. No meu casamento eu planejei assim e meus convidados aproveitaram muito o pôr do sol com petiscos e espumante e na hora que começou a festa ja estavam todos bem animados ;-)

 

OBS. Esse post tem recomendações que serão uteis somente se, para os noivos, é importante receber as melhores fotos e ter o seu conforto garantido.

Festa e recepção

A festa é o gran finale do dia do casamento e é quando os noivos podem relaxar e aproveitar com os amigos e familiares, assim como dançar e se divertirem. 

 

Queridas noivas, não repitam os erros de outras noivas ao programar um casamento que impeça o casal de aproveitar o dia sem pressa e sem estresse, assim como o fotógrafo, equipe de filmagem e outros profissionais poderem  fazerem o seu trabalho 100%.

Esse cronograma é baseado no horário do pôr do sol em torno das 17:20h e casamento ao ar livre. Claro que cada casamento precisa de  planejamento individual e é sempre melhor consultar com os profissionais. Se precisa ajuda - me manda um mensagem!