Elopement Wedding – o que é, como organizar e onde fazer?

Elopement Wedding – o que é, como organizar e onde fazer?

Já imaginou fugir com a sua cara metade e se casar num lugar paradisíaco, se livrar das dores de cabeça e viver apenas o romance, igual em um filme? Saiba como organizar o elopement wedding dos seus sonhos!

Planejar um casamento tradicional envolvendo cerimônia, festa, decoração, lista de convidados, buffet, etc, pode ser bem estressante. Sempre vai existir um modelo diferente de toalha de mesa que você nunca tinha visto antes que é muito mais bonito que todos os outros e, obviamente, mais caro também. Ou então, aquela tia que você quase nunca vê, mas que se ficar de fora da lista de convidados, causaria uma confusão dentro da família. Se você quer evitar esse tipo de problemas, então o novo tipo de cerimônia que está na moda, conhecido como elopement wedding, é a opção perfeita para você. 

A tradução de elopement wedding ao pé da letra é “casamento de fuga”. É quando o casal escolhe um destino para “fugir” e a cerimônia de casamento acontece nesse lugar. Mas atenção! Elopement wedding é diferente de Destination Wedding. Nele, ao invés de levar todos os convidados até o destino, a cerimônia acontece apenas com o casal. Claro que pode haver convidado, mas o objetivo principal é casamento-a-dois, śo para vocês dois e no máximo ter apenas as pessoas mais íntimas dos noivos.

Vantagens de um Elopement Wedding

A principal vantagem de um casamento a dois é o fato de que, diferente das festonas que tentam agradar a todos que estarão presentes, os noivos podem escolher tudo que mais lhes agrade, sem se preocupar com os outros, e assim aproveitar totalmente o momento, viajar novo lugar, casar na praia com pês na areia ou na montanha e ter experiencia bem romântica e inesquecível! 

Outra vantagem do “casamento de fuga” é o preço. Afinal não haverá os gastos usuais com buffet, locação de um espaço e decorações para ele, entre outros. Você só precisará se preocupar em como chegar ao destino escolhido, seja no Brasil ou em outro país, arranjar uma boa fotógrafa – afinal você não vai querer que as fotos fiquem mais ou menos, né? – e alguém para realizar a cerimônia. Com isso, vai até sobrar mais dinheiro para investir na lua de mel.

Além disso, com as atuais indicações de distanciamento social, fazer um elopement wedding pode ser a melhor opção para manter o casório sem se preocupar em adiar a data, e, ainda assim, respeitar a regra de evitar aglomerações. Todo mundo sai ganhando.

Como organizar um Elopement Wedding

  • Primeiro, o casal precisa decidir o destino que mais combina com os dois. Acima de tudo, é preciso prestar atenção às peculiaridades de cada lugar. Por exemplo, se for um local de praia é preciso conferir as épocas de chuva e fugir delas.

E fique atento: se você se programar com antecedência, vai conseguir preços de passagens e hospedagens muito melhores do que se deixar para ver tudo muito em cima da hora.

  • Depois que o local estiver definido, procure um bom fotógrafo de elopement wedding. Lembre-se que essa é uma das partes cruciais, afinal, é ele quem vai registrar todos os momentos do “sim” mais importante da sua vida. Tenha certeza de ter um fotógrafo que entenda sobre elopement weddings para que, além de tudo, ele possa te ajudar com os detalhes da cerimônia: decoração no local – caso você resolva colocar alguma, melhores horários para foto, ajuda com buquês, entre outros. O papel de um fotógrafo em um elopement wedding não é simplesmente tirar foto.
  • E por último: o celebrante. O ápice da cerimônia de casamento é a troca dos votos e das alianças. Você pode optar por conduzir esse momento junto com seu cônjuge. Mas, caso escolha ter alguém fazendo isso para vocês, deve pensar em como essa pessoa chegará até o local das bodas, caso ele não resida lá, e onde vai se hospedar depois. Afinal, esse com certeza não é o tipo de preocupação que você quer ter logo depois de se casar com seu amor. 

Com isso pronto, é só embarcar e viver a sua fuga, digna de um filme de romance.

Onde fazer meu Elopement Wedding

Quanto ao local onde vai ser realizado seu “elopement”, depende única e exclusivamente de você e do seu parceiro. É muito comum vermos fotos de cerimônias realizadas na praia, e muitas pessoas pensam que “elopement wedding”e “casar na praia” estão ligados um ao outro. No entanto, se o casal não for um grande fã de areia – tudo é possível! –, existem destinos lindos para cerimônias no campo, na cidade e em regiões serranas.

Confira alguns lugares para te inspirar:

  • Arraial do Cabo - RJ

Elopement Wedding na praia em Arraial do Cabo. Foto: Oxana Kellerman

  • Búzios – RJ

Elopement Wedding em Búzios. Foto: Oxana Kellermann

  • Lumiar – RJ

Elopement Wedding em Lumiar. Foto: Oxana Kellermann

Mais informação, fotos de elopement realizados e valores de pacotes de elopement wedding por Oxana Kellermann na praia, nas pedras, mirante ou na serra nesse link.

E não se esqueça: esse momento é de vocês! Faça ele ser perfeito, memorável e, mais importante, com o menor número de preocupações possível!

*Todas as fotos por fotografa Oxana Kellermann.